ÚLTIMA HORA – Ameaça direta a Portugal

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) reconhece que há ameaças do Daesh contra Portugal, mas no quadro geral da Península Ibérica. Admite porém, que houve uma situação em que a ameaça foi direta.

O relatório anual da Europol sobre as as tendências das atividade terroristas em 2015/2016, divulgado esta terça-feira, alerta para a existência nesse ano de “recorrentes ameaças do Estado Islâmico (EI) contra a Península Ibérica e contra os Estados europeus que fazem parte da coligação militar” que combate o EI
p631
Questionado pela imprensa sobre a veracidade da existência de “ameaças recorrentes”, o diretor do SIS, Neiva da Cruz , salienta que a “menção que o Daesh faz a Portugal tem sido, em regra, inserida no contexto da referência genérica de reivindicação do al Andalus pela organização terrorista”. Al Andaluz foi o nome dado à Península Ibérica, quando este território foi ocupado pelos mouros no século VIII. Contudo, este alto dirigente das secretas portuguesas reconhece que foi registada uma ” menção ao nosso país através da apresentação, num vídeo de difusão da mensagem jihadista, da bandeira nacional inserida no conjunto de bandeiras de países que integram a coligação contra o Daesh”.

Fonte: DN
964 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.