Quem é mais honesto: Pobres ou ricos? Sabes a resposta?

A discussão é velha e não tem uma resolução simples à vista: será que os pobres são mais honestos do que os ricos, ou será quem tem mais dinheiro que é mais merecedor de confiança?

Uma situação relativamente simples serviu para um grupo de economistas testar a honestidade relativa de quem tem mais ou menos dinheiro.
p3744

Três economistas do National Bureau of Economic Research da Holanda decidiram tentar responder à pergunta através de uma experiência simples: enviar cartas com dinheiro ou cartões de transferência bancária a 180 casas de famílias pobres e a 180 casas de famílias ricas, para perceber se as notas de cinco ou 20 euros e os cartões de 5 ou 20 euros eram devolvidos ao remetente.

Em todos os casos, os investigadores perceberam que as famílias ricas devolviam mais vezes o dinheiro ou os cartões de transferência, quer estivessem 5 ou 20 euros em causa. Naturalmente, as cartas com notas de 20 euros foram as menos devolvidas, mas no caso dos ricos, cerca de 81% das pessoas enviou o dinheiro de volta; no caso das famílias pobres, apenas 38% das pessoas devolveu o dinheiro.

PS: A BET.pt está a oferecer um bónus de 50€ SEM RISCO para novos clientes. Estás à espera de quê? Regista-te >AQUI<

474 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.