Estes produtos que usamos nas nossas casas podem causar cancro. Previne-te!

Móveis, cortinas para as banheiras, pequenos eletrodomésticos como computadores, televisores e videojogos, carpetes, cosméticos, purificadores de ar, sabonetes, brinquedos para os mais pequenos e materiais de construção

Estes e mais alguns entram, direta ou indiretamente, no quotidiano de todos – também nas escolas, escritórios, ginásios, automóveis e até unidades hospitalares -, mas podem estar a matar-nos silenciosamente.

p1344

A conclusão é de um estudo multidisciplinar que mostra que há substâncias perigosas que são libertadas pelos produtos que temos em casa, tornando-se parte do ar que respiramos e poeira doméstica. Essas toxinas, dentro das habitações, acarretam perigos endócrinos, imunológicos, reprodutivos e neurológicos, podendo mesmo causar cancro.

Muitas pessoas estão longe de imaginar que alguns dos aparentes aliados para o bem-estar nas suas habitações podem ser os maiores inimigos para a saúde. Há muito se sabe que os plásticos e produtos químicos em nada contribuem para uma vida saudável, mas agora há a certeza de que alguns são mesmo muito perigosos. Ao todo, a equipa de cientistas – composta por sete investigadores de três universidades diferentes e dois grupos ambientalistas, que agora publicou as suas conclusões na Environmental Science and Technology – analisou dados científicos e identificou as 45 substâncias – ftalatos, fenóis, retardadores de chamas, produtos químicos fluorados e fragrâncias – que mais são libertadas pelos produtos, tornando-se parte do ar que respiramos e poeira doméstica. Toxinas que, no limite, podem causar doenças oncológicas. Isto porque, em forma de poeira, “podem entrar no nosso corpo”, resumiu, como alerta, Ami Zota.

661 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.