Emigrantes pagaram 1,3 milhões em multas devido a imposto automóvel

De acordo com uma notícia avancada pelo Jornal de Notícias, o Estado arrecadou 1,3 milhões de euros com multas a emigrantes nos últimos dois anos e meio, isto porque a Unidade Fiscal da GNR terá instaurado 5126 processos por infrações relacionadas com a falta do imposto automóvel em carros estrangeiros nesse período.

Em dois anos e meio, a UAF detetou 5126 infrações de não pagamento deste imposto, em 95% dos casos pessoas singulares, sobretudo emigrantes portugueses, e apenas 5% por empresas. O valor aproximado das receitas das multas foi de 1,3 milhões de euros, considerando o valor de 250 euros de coima para as pessoas singulares e 500 euros para as pessoas coletivas.
p167

Portugueses emigrados que ficam no País por mais de seis meses a conduzir carros de matrícula estrangeira têm sido os mais detetados pela Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR. Como o imposto automóvel pode atingir quase o valor do carro, a maioria dos visados opta pelo pagamento voluntário da coima.

“O imposto sobre veículos era o que mais receita dava ao Estado português. Todos os carros com matrícula definitiva já têm o imposto pago. Nós atuamos sobre os carros a circular há mais de seis meses em Portugal e que não têm matrícula portuguesa”, explica o major Paulo José, porta-voz da UAF ao DN. Os casos detetados são os de emigrantes regressados a Portugal que não regularizaram a situação do carro mas também aqueles que vêm ao seu país durante uma temporada alargada para tratar de assuntos.

358 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.