Cuidado quem usa o Windows 10. Existe uma falha de segurança de 1997

Em 1997, o Windows 95 era o máximo. E não seria o alerta sobre uma falha de segurança relacionada com o design do protocolo SMB que haveria de impedir os vários milhões de utilizadores de usarem o sistema operativo da Microsoft.

Passados quase 20 anos, com o Windows 10 a fazer um ano de vida, um investigador russo revisitou a falha de design. E concluiu que a falha que pouca importância tinha na altura do Windows 95 continua a poder ser explorada para obter credenciais de utilizadores das versões mais recentes do Windows. E para isso bastará apenas uma simples visita a um site.
p764

A sigla SMB é formada com as iniciais de Server Message Block. Recorrendo a este protocolo, muitas das máquinas Windows trocam automaticamente informação com servidores dentro de redes informáticas de empresas.

É seguindo os automatismos permitidos pelo SMB que uma máquina trata, sem ordem dada pelo utilizador, de se conectar diretamente a qualquer link relativo a este protocolo, recorrendo aos nomes de utilizador e às passwords que costumam ser usadas na conta do Windows. O que significa que uma mente mal intencionada apenas tem de encontrar forma de encaminhar um ou mais utilizadores para um site que contenha um endereço com o protocolo SMB para que o computador transfira, automaticamente, as credenciais para o servidor que gere o site. Estas credenciais chegam ao servidor mascaradas com a tecnologia NTLM, mas segundo os peritos em segurança um hacker poderá não demorar mais de um segundo a decifrá-la, caso use termos fáceis de decifrar.

Fonte: exameinformatica
712 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.