ALERTA: Portugal importou 500 toneladas de carne suspeita do Brasil

No Brasil, o processo “Carne Fraca” desmantelou uma organização que adulterava carne, levando vários países a suspender as importações. Portugal tem vindo a encolher a importação de carne brasileira.

Portugal importou, de forma direta, 524.519 quilos de carne do Brasil, equivalentes a 3,44 milhões de euros, de acordo com os dados do INE. Os números são noticiados pelo Público (acesso condicionado), depois de ter sido desmantelada uma organização que adulterava carne no Brasil.
p3811

As importações diretas de Portugal de carne bovina e de aves eram de 8,88 milhões de euros em valor e de 2.360.170 quilos, há seis anos. Ou seja, têm vindo a recuar. Portugal, segundo o INE, não importou de forma direta, entre 2010 e 2016, outro tipo de carnes daquele país, nomeadamente de suíno, acrescenta o jornal.

Estes números apontam para uma quebra nas importações portuguesa de carne brasileira, isto numa altura em que o país está a ser abalado por um escândalo que coloca em causa a saúde pública.

De acordo com a polícia federal, no âmbito deste processo, intitulado “Carne Fraca”, foram identificados funcionários públicos que eram subornados por diretores de empresas para darem aval a carnes com prazos de validade já ultrapassados, mas adulteradas.

Entre as práticas, foi comprovado o uso de químicos para melhorar o aspeto das carnes, a falsificação de etiquetas com a data de validade ou a inclusão de alimentos não adequados para consumo na elaboração de enchidos.

Perante esta descoberta, a Comissão Europeia garantiu que está a acompanhar a investigação a fraudes envolvendo produtos animais de consumo e que todas as empresas envolvidas estão impedidas de exportar para a União Europeia (UE). “A Comissão está informada sobre a investigação que decorre no Brasil e pediu, na sexta-feira, clarificações às autoridades brasileiras”, diz.

723 pessoas gostam disto. Sê o primeiro entre os teus amigos.